Depoimentos equipe Verde EREM Sizenando Silveira

TAREFA: DEPOIMENTOS

 

  • Objetivo: Cada equipe deve coletar 3 depoimentos de pessoas da comunidade relatando situações de risco no uso da energia elétrica e enfatizar se a experiência gerou mudança de comportamento. 

 

Durante essa semana de tarefas, foram dadas várias atividades para as equipes concorrentes, uma delas era fazer uma pesquisa sobre o risco que apresenta a energia elétrica. Entrevistei pessoas que tiveram incidentes em sua residência em relação a energia.

 

O primeiro entrevistado foi Pablo José Miranda de Barros Araújo da Silva, morador de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco.

Então Pablo, tu já passaste por alguma experiência que apresentou algum risco de energia? 

 – Infelizmente sim, aconteceu por volta dos meus 8 anos quando voltava do campinho que era perto de casa junto com meu cachorro Belmonte, assim que cheguei em casa tirei logo a coleira dele e entrei. Enquanto fazia minha atividade escolar o meu vizinho Ricardo bateu em minha porta me chamando, ele me disse que o fio elétrico de um estabelecimento tinha caído e que por alguma coincidência o meu cachorro estava debaixo do fio e infelizmente ele morreu.

-E o que aconteceu depois disso? Você acha que tirou alguma experiência com esse caso? 

– Eu e minha família aprendemos a ter cuidado com essas coisas simples, o Belmonte só saiu de casa por falta de cuidado meu, se eu tivesse prestado mais um pouco de atenção veria que o portão não estava trancado. Mas tudo depende da escolha de Deus e que isso poderia acontecer uma hora ou outra com qualquer pessoa ou animal.

Seguindo com a entrevista continuei coletando os depoimentos, um deles foi o de Gabriela Rodrigues Pereira de Andrade.

Bom dia, já estivesse presente em alguma atividade de risco em relação a energia? 

– Já sim

– Pode me contar o que aconteceu?

– Claro. Teve uma vez lá na minha rua em que o poste estava com o fio partido, um homem que mora lá perto é eletricista e ele foi tentar tirar o fio do meio da rua pra não acontecer nenhum acidente, mas, infelizmente o acidentado foi ele. Ele subiu numa escada na intenção de ajudar e recebeu uma carga que pelas contas dos funcionários da CELPE foi aproximadamente 3000 volts, na mesma hora ele caiu da escada e foi socorrido. Uns 3 meses depois ele teve alta do hospital que estava internado e infelizmente perdeu o movimento dos membros inferiores.

– O que deu pra aprender com isso?

– Deu pra aprender algumas coisinhas, ex: Deixar a manutenção de postes e objetos que tenha uma grande carga de energia para as pessoas que são profissionais nessa área.

O último depoimento é de Isabella Leticia Araújo Leão de Almeida, uma estudante de ensino médio.

Oi Bella, houve algo que possa me relatar? 

– Tenho muitas histórias, mas escolhi falar de uma que realmente me atingiu!

– E qual seria? 

– Eu moro no Ibura e lá tem constante quedas de energia, numa delas minha avó que já é de idade passou mal. Ela tem problemas cardio-respiratório e a cada 45 minutos ela precisa ser nebulizada e dessa vez não tinha energia, a gente pensava que voltaria rápido pois já fazia tempo que tinha caído, mas não voltou. Minha mãe começou a ficar preocupada pois ela já estava apresentando insuficiência respiratória, eu na mesma hora liguei pra CELPE e tentei explicar o que estava acontecendo para mandarem alguma equipe resolver esse impasse. No final, minha família a levou para o hospital, onde os médicos fizeram suas obrigações e tudo ficou perfeitamente bem.

– O que aprendeu com isso?

-Aprendi que em casos como esse é melhor sempre ligar para empresa responsável e explicar o que estar acontecendo na intenção de tentar resolver o problema e ajudar não só a si mesmo mas ajudar a todos!

                                                                                               Foto: Thacia Barrozo

 

Agradeço a todos os entrevistados pelo seu tempo disponível e ajuda para prosseguir com a tarefa! 

 

Entrevistados: Pablo José, Gabriela Rodrigues e Isabella Almeida.

Entrevistadora: Maria Eduarda de Oliveira Leite Pessoa

4 Curtidas

Post Author: Maria Eduarda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *