Se procura alguma maneira de como economizar energia na escola, pode relaxar, hoje iremos ajudá-lo nisso!
O gasto excessivo de energia é muito prejudicial, principalmente para o bolso! Uma hora a conta chega, e o preço pode acabar sendo bem salgado. Nas escolas, isso é ainda mais frequente, visto que os gastos com energia elétrica são bem superiores aos de uma residência.
Pensando em tudo isso, separamos para você 7 dicas incríveis, que podem ajudar bastante a reduzir a conta de luz, confira:
1- Use Lâmpadas LED
Pode parecer uma dica padrão, que você provavelmente já viu em qualquer matéria, site ou até na televisão, certo? Mas é verdade, a economia de energia proporcionada pelas lâmpadas LED pode ser realmente muito alta, principalmente em escolas.
Já imaginou a quantidade aumentada no preço da conta, pelo simples fato de ter lâmpadas por toda a escola, ligadas praticamente o dia todo? Pois é, não é pouca coisa, não!
Utilize lâmpadas LED! Elas podem proporcionar, além de até 70% em economia de energia, uma durabilidade absurda, muito superior às lâmpadas convencionais
2- Utilize sensores de presença
Você sabe como funcionam os sensores de presença? Não? Bom, temos uma matéria que explica com detalhes seu uso e, claro, a economia que proporcionam. Você pode conferir a matéria aqui!
Resumidamente, os sensores de presença são ótimos para serem utilizados em corredores, banheiros etc., pois permitem que o ambiente esteja sempre bem iluminado quando houver a presença de alguém, como também terá suas luzes sempre apagadas na ausência de pessoas no local.
É extremamente comum alunos, professores e funcionários da escola esquecerem a luz acesa de determinado lugar. Sendo assim, sensores acabam sendo uma tendência quando falamos em como economizar energia na escola.
3- Entenda a instalação elétrica local
Já separamos uma matéria bem bacana na qual explicamos a diferença entre as instalações 110v e 220v. Dê uma olhada e tire suas dúvidas!
Conhecer a instalação elétrica é muito importante, e isso é muito simples de se entender. Já imaginou, em uma instalação 220v, serem ligados computadores que suportam apenas 110v? Iriam todos queimar, e o prejuízo seria absurdo.
No Brasil, está faltando dinheiro no bolso de muita gente, e não dá para lidar com gastos exagerados, é difícil recuperar. Sendo assim, procure conhecer a instalação de sua escola e utilize os materiais corretos.
4- Contrate um bom eletricista
Uma dica fundamental que deve ser dada para qualquer pessoa de qualquer área é: procure bons serviços, contrate bons profissionais!
Há milhares de exemplos que poderíamos citar sobre o quanto um serviço de má qualidade pode trazer prejuízos. Podemos citar também diversos exemplos sobre como um bom profissional acaba tendo dificuldades de realizar seu trabalho. Em ambos os casos, muitas vezes isso envolve comunicação!
Você procura maneiras de como economizar energia na escola, e o eletricista busca realizar seu serviço da melhor maneira possível, mas nem sempre isso dá certo. Sendo assim, procure contratar um eletricista que atenda às suas necessidades e lhe passe confiança.
Para saber mais sobre o assunto, você pode conferir nossa matéria aqui, em que abordamos justamente isso.
5- Cuidado com os ventiladores
O uso do ventilador ou ar-condicionado, principalmente no verão, pode ser ótimo, visto que diminui a temperatura local e deixa o ambiente muito mais confortável, certo?
Mas tome cuidado. Apesar de serem ótimos, não podem ficar ligados o dia todo. Procure encontrar maneiras de desligá-los sempre que possível, como, por exemplo, quando as salas estiverem vazias. Temos a opção dos sensores de presença para resolver o problema das luzes, mas ventiladores não se desligam sozinhos.
Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, você também pode conferir nossa matéria: Ventilador, onde devo colocar?
6- Desligue equipamentos da tomada
É um pequeno detalhe, mas já ajuda bastante. Você procura como economizar energia na escola, e cada pequeno impacto somado pode trazer uma economia das grandes.
O consumo de energia de aparelhos desligados quando estão na tomada é mínimo, mas colégios tendem a ficar com muitos destes ao mesmo tempo. Em um laboratório de informática, por exemplo, onde há diversos computadores ligados, é interessante, se possível, desligá-los, principalmente em dias que não sejam usados.
7- Utilize bons equipamentos elétricos
Você vê o título da matéria, vem correndo ler sobre o assunto, segue as dicas, mas se esquece de uma das principais: o uso de bons materiais elétricos!
Já imaginou os gastos absurdos que você pode ter com lâmpadas queimando, ventiladores parando de funcionar, sensores falhando, curtos na instalação, etc.? Pois é, você iria preferir ter gastado mais tempo procurando bons produtos.
Mas a espera acabou, a JMC pode proporcionar os melhores produtos e equipamentos elétricos que sua escola precisa! Não, não é só propaganda.
Possuímos mais de 50.000 produtos em material elétrico e iluminação voltados para:
- Construção e reforma;
- Iluminação e decoração;
- Casa e escritório;
- Informática e telefonia.
Tudo isso e muito mais! Porém, se ainda está com receio, não se preocupe, estamos aqui para o ajudar!
1 Curtida