Depoimentos EREM Filipe Camarão – Equipe Verde

Depoimentos da EREM FC Equipe Verde:

DEPOIMENTO 01: Jacicleide Maria da Silva (Entrevistada) 27/08/2017
“Eu levei um choque quando tinha 17 anos, deu um curto circuito no meu ventilador e tinha uma extensão no meu quarto. Com os fios espalhados pelo chão, o fogo começou e quando eu fui correr pisei em um deles descalça e cair em cima desses fios levando assim uma descarga elétrica muito forte. Quando desligou a energia no interruptor da casa eu já estava desmaiada. Hoje eu estou viva para contar e alertar a minha família sobre esse perigo e a partir daquele dia tomei muito cuidado. Cheguei à conclusão que eu não deveria ter ficado em pânico e corrido pelo quarto descalça. Muito cuidado, energia elétrica também mata”.
Maríele Maísa S. Barbosa (3º Ano A- Ensino Médio; Entrevistadora).
DEPOIMENTO 02: Jussicleide Maria dos Santos Gomes (Entrevistada) 26/08/2017
“Certo dia, eu estava no banheiro e me deparei com o interruptor quebrado. Peguei uma faca de alumínio e fui tentar consertar. Abri os parafusos e avistei um fio solto, fui tentar colocar para dentro do interruptor com a faca. Tomei um choque. Minha filha, Thais, viu a cena e correu com um cabo de vassoura e bateu na minha mão, assim me desprendeu do fio. Desde então tomo muito cuidado com a rede elétrica e parei de dar uma de eletricista, quando preciso de ajuda, solicito alguém com mais experiência no assunto do que eu”.
Rodrigo José Santos Pires da Silva (3º Ano A- Ensino médio; entrevistador).
DEPOIMENTO 03: Yvisonn de Souza Roberto (entrevistado) 28/08/2017
 “Eu estudo no SENAI no curso de refrigeração e climatização. Certo dia fui montar um quadro elétrico para câmaras frigorificas usando um capacitor de partida. Depois de confeccionar, ligar e testar o quadro, fomos desmonta-lo. Porém, para manusear o capacitor tínhamos que descarrega-lo, pondo em contato os terminais, sendo que só desconectei os cabos e na hora que eu peguei o capacitor meu dedo encostou-se aos contatos e ele descarregou em mim. Desde então tomo um cuidado maior e procuro sempre estar com os equipamentos adequados para manusear qualquer aparelho necessário”.
Maryanna Regina de Souza Roberto (3º Ano A- Ensino médio; entrevistadora).
(Capacitor de partida: Objeto que descarregou a energia armazenada no entrevistado.)

 

59 Curtidas

Post Author: Mateus Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *