Entrevista com o responsável pela parte técnica da Usina Solar da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
A Equipe Verde teve a oportunidade de fazer uma breve entrevista com João Vitor – responsável pela parte técnica da usina – onde tiramos nossas dúvidas e recebemos várias dicas. No decorrer do tempo, perguntamos ao João se há algum projeto de expansão da distribuição da energia adquirida pela usina para outros fins além da Arena Pernambuco e ele nos respondeu que: “Não, porque o projeto da Usina Solar tem como objetivo de
ser um centro de pesquisa sobre essa fonte de energia e não tem qualquer intuito de comercialização.”
Ele nos explicou que as placas fotovoltaicas que estão na Usina são apenas para pesquisas e que avaliam, como por exemplo, se um certo tipo de placa se adapta melhor em uma região. Para isso, eles contam com 3.652 painéis solares sendo monitorados 24h por dia.
E por fim, perguntamos se em sua opinião deveria ter um maior investimento da parte do governo nas Fontes de Energia Solar, já que seu impacto ambiental é bem menor em relação às hidrelétricas, sendo atualmente uma das mais usadas no Brasil e no mundo.
João Vitor respondeu: “Sim, levando em consideração os benefícios no impacto ambiental, os benefícios se sobressaem aos custos elevados para a implantação de uma Usina Solar”.
Ainda temos muitas informações saindo do forno. Fiquem ligados na Equipe Verde!
Para mais detalhes sobre o passeio, leia nossa matéria anterior relatando as experiências dos nossos blogueiros na Usina Solar da Arena Pernambuco. https://ligadonaenergia.com.br/2017/08/21/passeio-para-usina-solar-da-arena-pernambuco-gera-bastante-conhecimento-eremfc-verde/
36 Curtidas