(ETEMB) Depoimentos ETE Miguel Batista – Equipe Verde

Depoimentos da ETE Miguel Batista – Equipe Verde

Depoimento 1
Entrevistadora: Júlia Marques
Entrevistada: Josefa Otília
Data da entrevista: 24/05/18

Entrevistadora: Boa tarde sra. Josefa, gostaria de saber se a senhora já passou por uma situação de risco em relação a energia elétrica? Se sim, como foi?

Entrevistada: Sim, foi um quase acidente que aconteceu em frente a minha casa. Há muito tempo, tinha um pé de jambo na frente de casa e meu filho queria cortar um galho desse pé, na hora só estava eu e meu neto, uma criança de uns 10 anos mais ou menos, e eu nunca pensei que poderia acontecer o que aconteceu. Quando meu filho amarrou uma corda no galho, pediu que eu e meu neto segurássemos porque ele ia cortar, eu pensei que iríamos suportar o peso quando aquele galho viesse, só que foi ao contrário, quando
o galho veio não tinha nem como nós segurarmos, o galho caiu por cima da rede elétrica, os fios foram partidos e acabou saindo faíscas, com a destruição dos fios acabou faltando energia o resto da tarde na rua em que eu morava, liguei para a Celpe e meu filho ficou de olho para que não acontecesse algo ainda mais grave. A Celpe chegou era umas oito horas da noite, que foi quando consertou todo o incidente. A equipe que veio para consertar tudo me explicou que para fazer este serviço era preciso chamar ou a prefeitura ou a própria Celpe, por ser próximo a rede elétrica.

Entrevistadora: Após esse acontecimento a senhora tomou alguma precaução para não ocorrer novamente?


Entrevistada: Sim, eu segui as ordens dos profissionais que me atenderam após o ocorrido, e sempre que preciso chamo a Celpe pelo número 116 e nunca mais tento fazer um trabalho no qual só profissionais capacitados poderiam desempenhar.


Entrevistadora: Obrigada pela sua participação.

Depoimento 2
Entrevistadora: Débora Eduarda
Entrevistada: Severina de Lima Verçoza
Data da entrevista: 23/05/2018

Entrevistadora: Sra. Severina, você já vivenciou alguma situação de risco que envolvia eletricidade? Se sim, qual?

Entrevistada: Sim. Durante muito tempo o contador de energia daqui de casa era muito antigo, tinha uns 30 anos. Era perigoso pois ele ficava muito exposto porque estava num lugar baixo, e os fios eram conectados bem grosseiramente. E quando eu passava a vassoura para tirar a poeira os fios desconectavam e faltava energia, enfim, era perigoso. Então eu vendo aquilo resolvi trocar, mudei a instalação da casa que também era antiga. Fui na Celpe, fiz agendamento para troca de contador sem custo nenhum e eles vieram aqui em casa, fizeram a troca de tudo e hoje em dia está tudo regularizado.


Entrevistadora: O que você aprendeu com essa situação que queira compartilhar?


Entrevistada: Que quando você tem algo perigoso em casa, é melhor cuidar para que esteja tudo certo antes de acontecer algo pior. Por sorte não aconteceu nada nem comigo, nem com minha família, mas sabe-se lá o que poderia acontecer caso eu demorasse mais para ajeitar a instalação e o contador.
Entrevistadora: Obrigada por participar.

Depoimento 3
Entrevistadora: Débora Eduarda
Entrevistado: Hugo Carlos dos Santos
Data da entrevista: 23/05/2018

Entrevistadora: Hugo, você já vivenciou alguma situação perigosa que envolvesse eletricidade? Se sim, qual?


Entrevistado: Eu levei um choque na fritadeira elétrica Air Fryer. Havia colocado batatas fritas para fritar e ao terminar eu retirei o reservatório e ao tentar fechar a tampa toquei na parte de metal onde encaixa o suporte de correr. Estava descalço e o choque foi forte, fiquei bastante assustado no momento.


Entrevistadora: Uau! Espero que tenha ficado tudo bem depois disso. O que você aprendeu com a situação?


Entrevistado: Aprendi que não devemos jamais tocar em superfícies metálicas de qualquer aparelho eletrônico descalços quando estiverem ligados na rede.


Entrevistadora: Obrigada por participar.

Seremos agentes propagadores de toda ação e trataremos muitas informações do evento, então não deixe de ficar ligado no nosso blog!

 

338 Curtidas

Post Author: Samara Cristine

1 thought on “(ETEMB) Depoimentos ETE Miguel Batista – Equipe Verde

    Honório Júnior

    (maio 27, 2018 - 8:37 am)

    Muito bom!

    Primeiro focar na informação e cuidados em eletricidade, na sequência planejar entrevistas com perguntas simples e diretas, considerando sempre entrevistados que sofreram algum incidente ou acidente, dentro do tem !!!

    Parabéns ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *