Semana do Dia da Reciclagem é marcado pela Tarefa Vale Luz no Colégio Henriqueta

Aconteceu na semana passada a última pesagem de materiais recicláveis no Colégio Henriqueta Martins Catharino, em Salvador. A atividade aconteceu na mesma semana em que é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio) instituído pela UNESCO  (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) para marcar a importante reflexão sobre as questões ambientais e o consumo.

Materiais como papelão, plástico e alumínio foram coletados pelos alunos e armazenados em grandes sacos na escola, até que a equipe do Projeto Vale Luz, passou para fazer a pesagem e a coleta.

A equipe que arrecadar mais materiais ganha pontos que são somados às outras tarefas do Festival Tô Ligado na Energia. Além disso, o material coletado é convertido em bônus na conta de energia elétrica de uma instituição indicada pelo Colégio. Nesse caso, a beneficiada será o Centro de recuperação Nova Vida, localizado em Feira de Santana, BA.

Sabemos que a reciclagem não resolve o problema dos resíduos que geramos, mas ela é fundamental para a busca da solução. Reaproveitar as embalagens e os materiais que já foram utilizados, contribui para a economia de água e energia, além de reduzir o uso de matérias primas, evitando assim a exploração de novos recursos naturais.

Para que o processo da reciclagem aconteça, é necessário, antes de mais nada,  separar e destinar os resíduos de maneira adequada. Os alunos do Colégio Henriqueta aprenderam como fazer essa separação e ao mesmo tempo mobilizaram seus familiares, amigos e comunidade para contribuir com a gincana e aprenderem junto.

O Vale Luz é um projeto da Coelba que prevê a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia. Além de reduzir o valor da conta de energia dos moradores, o projeto estimula o uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando a reciclagem.

O resultado final do Festival será anunciado no próximo sábado, dia 26 de maio, num evento de encerramento que contará com as apresentações artísticas dos alunos. O evento será aberto à comunidade e espera receber as famílias para apreciar o trabalho dos alunos.

Fique ligado para saber mais sobre o desempenho das equipes e mais informações sobre o Uso Eficiente e Seguro da energia elétrica!

 

0 Curtidas

Post Author: Juliana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *