Chegou a hora das equipes entrarem em ação!

Foi dada a largada oficial para o Festival Tô Ligado na Energia. Nesta terça-feira (27), aconteceu o Curso de Nivelamento da COSERN para os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, primeira escola norte-rio-grandense a fazer parte do evento de 2018.

Ministrado por Virgínia Forte, Gestora de Eficiência Energética da Neoenergia, o nivelamento trouxe várias informações essenciais para o consumo consciente: o que é desenvolvimento sustentável e como o crescimento econômico está associado ao consumo de energia; como consumimos energia hoje, fontes de energia renováveis e não renováveis; matriz elétrica brasileira; como a energia chega a nossa casa; eficiência energética, dicas de consumo eficiente, entre outros assuntos.

Para Virgínia, “Esse momento do nivelamento é o pontapé inicial e depende muito como ele acontece, o retorno da turma e seu envolvimento. Essa aula vai dizer como o Festival vai se desenrolar. É o momento que a gente procura sensibilizar os alunos, a hora que eles percebem que quando eu consumo muita energia não é só a conta de energia que eu estou pagando cara, eu estou também pagando uma conta muito cara no ambiente do meu planeta, no meu país. Então eles passam a se importar com o meio ambiente, com a sustentabilidade, eles reveem todos esses conceitos e conseguem associar isso a indústria de energia, desde a sua geração, transmissão, distribuição, até na maneira que eles consomem energia dentro de casa”, afirmou.

A gestora ficou feliz com a receptividade dos alunos. “A CEEP João Faustino teve um retorno maravilhoso. Os alunos participaram, trouxeram questões pessoais e isso é ótimo para a fixação do que está sendo discutido no nivelamento. Fiquei supercontente com o desenvolvimento da turma e eu acredito que o Festival aqui vai ser um sucesso”, completou.

A professora de Química Eliane Araújo, que acompanhou a turma para a palestra, acha importante essa ação de Nivelamento. “O que eu vejo nessas palestras que há um processo de sensibilização de que através de pequenos gestos a gente pode melhorar o ambiente que a gente vive, interagindo com ele de forma sustentável. O projeto deve sensibilizar os alunos quanto ao consumo de energia e reduzir o consumo de energia em casa. Vejo eles muito engajados no Festival, acredito que será um sucesso”.

Coleta de resíduos trará pontos para as equipes

Após a palestra, a pedagoga Leila Maranhão, da ONG Avsi, parceira do Festival, falou sobre o Projeto Vale Luz, lançado em 2013 pela COSERN, que integra o Programa de Eficiência Energética da empresa, recebendo resíduos sólidos recicláveis em troca de descontos na conta de energia.

Para o Festival, o Vale Luz faz parte de uma das provas, onde as equipes coletarão os resíduos que não só ajudarão as suas respectivas pontuações, como também a uma instituição filantrópica, que receberá os benefícios dos desconto.

2 Curtidas

Post Author: Danielle Leite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *