Depoimento 1 (03/10/2017)
Entrevistadores: Vanessa Myrella e Ana Carolina – 1° ano do ensino médio
Entrevistada: Raysa Santos
“Quando eu tinha 14 anos de idade, levei um choque elétrico com uma chapinha. Eu estava usando o aparelho que estava com o fio descascado e além disso eu estava descalça, eu estava segurando o aparelho de mal jeito e acabei por queimar a minha mão, no susto soltei a chapinha de vez e quando ela ia caindo no chão tentei pegá-la e minha mão tocou bem no local descascado do fio, levei um choque e tive que ir ao médico por conta do choque e da queimadura. Após esse episódio percebi que temos que tomar cuidado ao usar a eletricidade, nunca use quando estiver descalça e lembre-se ao manusear os equipamentos elétricos observar se os mesmos encontram-se em boas condições de uso, pois, caso não sejam tomados estes devidos cuidados com o uso seguro da energia elétrica, podemos levar choques elétricos e dependendo da intensidade podem levar a óbito.”
Depoimento 2 (06/10/2017)
Entrevistadores: Vanessa Myrella e Ana Carolina – 1° ano do ensino médio
Entrevistada: Maria de Loudes
“Estava trabalhando nos afazeres domésticos (encerando a casa). O fio da enceradeira estava descascado e acabei tomando um choque. Foi forte a ponto da enceradeira ficar agarrada no meu braço, me joguei no chão depois fiquei com o braço roxo e a minha língua estava querendo enrolar. Deus me deu um grande livramento não sei como não morri, eu aprendi que devo ter mais cuidado com a energia elétrica mas depois dessa não levei mais choque elétrico, graças a Deus!”
Depoimento 3 (08/10/2017)
Entrevistadores: Vanessa Myrella e Ana Carolina – 1° ano do ensino médio
Entrevistado: Maria Soares da Silva
“Estava trabalhando numa casa fazendo faxina e num dia muito chuvoso, eu estava fazendo limpeza na sala e tinha uma infiltração no teto, estava pingando muito embaixo da lâmpada, botei uma escada e fui ajeitar, nisso levei um choque, a corrente elétrica começou a me puxar para cima, puxei minha mão e consegui sair, imediatamente comecei a me sentir muito mal meu coração começou a acelerar muito forte e fiquei com muita agonia, mas depois de muito tempo passou. Aprendi que não devemos botar a mão em lugar molhado que tem energia elétrica e que temos que tomar muito cuidado porque pode levar a óbito.”