Depoimentos Equipe Amarela – Colégio Estadual Professor Nogueira Passos

Entrevistado : Júlio Claro Garcia , Engenheiro Eletricista, especialista em segurança no uso da eletricidade

Data da coleta do Depoimento : 03 de Outubro de 2017

Entrevistadora : Marcelle Cavalcante

O senhor Júlio nos contou um caso no qual ele trabalhou na perícia, e que aconteceu aqui em Salvador, com um garoto argentino de nove anos, turista, que estava nadando sozinho durante a noite na piscina do hotel onde estava hospedado com a família. O garoto foi mexer numa lâmpada que estava apagada, tensão de 220 Volts, dentro da piscina com metade do corpo submerso e quando fez isso recebeu um choque dentro d’água, e infelizmente veio a óbito. Vários fatores errados levaram ao triste desfecho, tais como o fato de uma criança estar numa piscina sem supervisão de um adulto, e o fato da lâmpada e fiação oferecerem uma situação de alto risco aumentando em muito a periculosidade por envolver a presença de água que é um ótimo condutor de eletricidade podendo ocasionar um acidente desta gravidade

 

 

Entrevistada : Cirlene Vilas Boas , Professora de Fisica

Data da coleta do Depoimento : 28 de Setembro de 2017.

Entrevistador : Leonardo José

“Há alguns anos, em Caetité, interior aqui da Bahia, na casa de meu irmão, minha sobrinha Vanessa, na época com 2 aninhos, estava fazendo coisas de menina sapeca de 2 aninhos, ou seja, aprontando, mexendo no que não devia, fazendo travessura. No caso, ela achou de pegar em cheio na tomada onde estava ligada a TV. Notei logo o resultado. Ela estava tomando um baita choque. Ao perceber o seu choro desesperado e o fato de que ela estava presa com a mãozinha na tomada, o impulso imediato que tive foi segurá-la para tirá-la de lá. Mas, ao invés de soltá-la ao tocar nela também levei o choque e fiquei presa segurando no seu corpinho. Foi uma decisão errada a de puxá-la. Segundos depois foi que refleti que a atitude certa a ser tomada era ir correndo desligar a chave geral. Gritei por meu irmão, que felizmente estava por perto, e pedi que ele fizesse isso. Felizmente Vanessa ficou bem depois do choque que poderia ter causado problemas maiores e não sei se por ter aprendido de forma traumática, depois desse incidente ela nunca mais brincou de mexer com tomadas.”

 

Entrevistado : Carlos Augusto dos Anjos

Data da coleta do Depoimento : 04/10/17

Entrevistadora : Emanuelle Bastos de Souza

“Fui fazer uma instalação elétrica com o meu cunhado em um casarão. Ele fez uma emenda de fios e fez o transporte através do tubo e quando fez a ligação da parte elétrica da casa todos os fios incendiaram a casa. No local que ele estava fazendo o serviço a caixa de luz explodiu, e por pouco Carlos não morreu. Após essa experiência ele aprendeu que sempre devemos utilizar fios novos para fazer uma ligação de energia.”

 

20 Curtidas

Post Author: Equipe Amarelo CEPNP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *