1º DEPOIMENTO SOBRE RISCO NO USO DA ENERGIA
ENTREVISTADOR: Adriele Sampaio de Souza
ENTREVISTADO: Otoniel Couto
DATA: 12/09/2017
Este é um depoimento de um caso real presenciado por Otoniel Couto.
“Um conhecido meu comprou 20 metros de fio e fez uma ligação clandestina em um poste que estava próximo da casa dele levando a fiação até algumas tomadas. Este tipo de ligação ocasionou um curto circuito que danificou alguns eletrodomésticos como, por exemplo, geladeira, micro-ondas, TV e outros, acarretando diversos prejuízos financeiros e aumentando ainda mais as suas dívidas.
A conclusão a que cheguei foi que não vale a pena fazer um “gato” de energia em casa, pois, além de ser crime, é muito arriscado e o prejuízo pode ser ainda maior. ”
2º DEPOIMENTO SOBRE RISCO NO USO DA ENERGIA
ENTREVISTADOR: Adriele Sampaio de Souza
ENTREVISTADO: Marta Lima Sampaio
DATA: 12/09/2017
“Há 11 anos sofri um acidente no meu local de trabalho. Eu estava fazendo faxina e escutando música, ao terminar de limpar a metade da casa resolvi começar a passar pano no chão da cozinha. Arrastei alguns eletrodomésticos, só que um deles estava ligado e com o fio danificado. Segurei nele pois pensei que não ia fazer mal algum, mas recebi um choque durante quase 10 segundos. Na hora senti falta de ar e caí no chão, assim que consegui soltar o fio. Isso gerou consequências como hematomas nos meus braços por causa da queda. Com isso tudo aprendi uma grande lição: desligar os eletrodomésticos antes de movimentá-los, ter atenção acima de tudo e procurar me informar antes de tomar uma atitude que possa pôr em risco a minha vida. ”
3º DEPOIMENTO SOBRE RISCO NO USO DA ENERGIA
ENTREVISTADOR: Alessandra Cézar
ENTREVISTADO: Marileide de Almeida
DATA: 12/09/2017
Entrevistador: – A senhora já vivenciou alguma situação de risco no uso da energia elétrica? Essa experiência gerou alguma mudança de comportamento de sua parte?
Entrevistado: – Sim, um dia eu estava lavando roupas em uma lavadora velha, quando fui desligá-la da tomada encostei em uma parte do fio que estava descascado e tomei um choque muito forte pois também estava descalça e com os pés molhados. Fiquei em pânico e gritei. Assim que meu marido me viu, correu e desligou o disjuntor da casa que ficava no nosso quarto. Depois dessa situação, me livrei da lavadora velha e comprei uma nova. Também comecei a tomar o máximo de cuidado possível ao manusear aparelhos e eletrodomésticos que estivessem conectados em tomadas.
2 Curtidas