DEPOIMENTO 1
Entrevistador: Hellen Kaluany
Entrevistado(a): Edilma Santos
No dia 03/01/2000 em uma pequena comunidade em são Gonçalo do Amarante ocorreu um trágico acidente devido ao uso ilegal de uma rede de energia elétrica, ou seja, de uma ligação de energia clandestina. Tudo começou quando um garoto de 12 anos de idade com nome de Leandro, procurava seu animal de estimação, ao lado de sua residência tinha uma granja e o que separava a granja e sua residência era uma cerca de arame farpado, esta cerca era ligada uma trifase que vinha não se sabia de onde mas nunca fomos informados do perigo que estava ao lado, então por volta das 16:40h o garoto avisou a mãe que ia pegar o animal dele que tinha fugido e passou para o outro lado da granja, por volta das 16:00h o funcionário saia da granja deixando a cerca ligada, mas não tinha nenhum tipo de aviso, ninguém sabia, só o dono e o funcionário. Então todos estranharam o desaparecimento do garoto começaram a procurar, família, vizinhos, amigos, só foi encontrado pelo seu pai as 6:00h da manhã morto eletrocutado na tentativa de salvar o filho achando que estava vivo o pai se desespera correu para pegar o filho no braços até mesmo também foi a óbito porque cerca ainda estava ligada, ninguém sabia onde desligar, só quando o funcionário chegou foi que desligou mas o pior já tinha acontecido a tragédia.
A Cosern foi informada dessa ligação ilegal e ele pagou uma multa grande. Porém, não pagou pela morte do seu tio e seu primo que teve a vida interrompida. Com apenas 12 anos de idade por uma irresponsabilidade e cuidado com o uso da energia elétrica. Depois do ocorrido as famílias da comunidade passaram a se policiar mais, tanto em suas casas como nas granjas e moradias próximas.
DEPOIMENTO 2
Entrevistado: Rizelda da silva Farias
Entrevistador: Helen Kaluany
O jovem Lidianderson Farias, mas conhecido por Cirilo, veio a óbito no dia 11 de outubro de 2006, por volta das 11:00 horas o mesmo comoveu a comunidade por ser um jovem sorridente, carismático, sonhador. Ás 4:00da manhã ele saiu com o motorista pra descarregar a caçamba, descarregar a caçamba o vasculham-te imperrou, foi preciso usar o martelo, ouvi um engano e ele pegou o martelo de ferro e o vasculham-te estava encostado no fio de alta tenção e provocou a morte do mesmo.
DEPOIMENTO 3
Entrevistador: Helen kaluany Ferreira da silva
Entrevistado(a): Maria Eduarda De Carvalho Monteiro
No dia 09 de março de 2009 estava acontecendo uma festa na minha residência, minha caixa de som começou a dar problema, meu pai tentou mexer e levou um pequeno choque. Depois meu tio resolveu animar a festa, mas quando foi usar o microfone para cantar pisou em um chão molhado e acabou sofrendo uma descarga pois estava sem sandália, foi jogado em longa distância, mas felizmente ele sobreviveu. A partir do acontecimento começamos a ter mais cuidado para que a situação não voltasse a acontecer.
4 Curtidas