Entrevistadora: Maiara Paiva
Data: 14/08/2017
Nome do entrevistado: Marivaldo de almeida
– Como você tomou choque? E o que você faria para mudar de atitude?
– Eu estava em casa e decidi realizar, por conta própria, reparos na instalação elétrica. Durante a execução da atividade, havia um fio desencapado e, como não tinha percebido, toquei nele e levei um choque elétrico, quase desmaiei. Não tive nenhuma sequela, mas foi um choque e tanto.
O que eu faria de diferente? Eu chamaria pessoas competentes para realizar manutenção na instalação elétrica de minha residência.
– Quais cuidados você aconselharia a uma pessoa que está prestes a cometer o mesmo erro que o seu?
– Eu explicaria tudo que pode acontecer quando pessoas, sem a devida capacitação, resolvem realizar qualquer intervenção na rede elétrica. Falaria que isso coloca em risco a vida dessa pessoa.
Entrevistador: Maiara Paiva
Data: 14/08/2017
Nome do entrevistado: Antonio Gomes
– O que aconteceu quando você tomou choque?
– Eu estava brincando de pipa, devia ter uns 12-13 anos de idade, num local cheio de fios da rede de distribuição. Em certo momento, percebi que a pipa estava presa na rede elétrica, então fui tentar retirá-la. Estava descalço quando a eletricidade me pegou. Só me recordo de acordar na emergência com uma queimadura na mão esquerda.
– O que você faria de diferente no caso de acontecer o que aconteceu com você?
-Eu tomaria mais cuidado com o local onde iria soltar pipa e, se por acaso a pipa caísse, novamente, no fio de energia não tentaria retirá-la.
– Quais cuidados você recomendaria a um amigo seu que fizesse a mesma coisa que você fez?
– Eu falaria ao meu amigo para não soltar pipa em locais perigosos como, por exemplo, próximo a rede elétrica pois ele poderia tomar um choque como eu tomei.
Entrevistador: Thainara Santos
Data: 14/08/2017
Nome do entrevistado: Rafael Paiva
– Como foi que você levou um choque elétrico?
– Rapaz, eu estava caminhando com a minha namorada e ao chegar na casa de minha avó vi alguns eletricistas nos postes fazendo a ligação elétrica da casa dela. Inadvertidamente, passei por debaixo da escada que os profissionais utilizavam, haviam alguns fios no chão que devido a minha distração acabei pisando em um deles. Eu e minha namorada, tomamos um choque, pois como eu vinha de mãos dadas com ela a corrente elétrica foi conduzida para ela também. Ela era bem fraca e acabou caindo no chão e teve algumas sequelas, foi necessário irmos ao hospital para fazer alguns exames.
– O que você faria de diferente ?
– Manteria certa distância do local onde os profissionais estavam realizando a ligação elétrica e tomaria muito cuidado com a eletricidade, olharia no chão para ver se algum fio estaria por lá.
1 Curtida