06.08.2018

Depoimentos da equipe azul do CEEP Ruy Pereira

Por Luciana Silva

DEPOIMENTO 1:

 

Data: 28/07/18

Entrevistado(a): Luana da Silva Gomes

Idade: 23 anos

Ocupação: Dona de Casa

 

- Você já passou por alguma experiência de risco relacionado a energia elétrica?

 

“Sim, inclusive um deles foi um pouco mais sério. No dia que eu levei o choque estava lavando roupa e fui desligar a máquina com a mão molhada, levei um choque, cheguei até ficar com a mão ‘apregada’ e o membro ficou ferido com marcas pretas, foi uma experiência não muito agradável.”

 

- De que forma isso pode ter mudado seu comportamento? Mudou?

 

“Com certeza, agora quando vou pegar em energia eu tenho mais cuidado, enxugo as mãos, não faço nada descalça, e dou uma atenção maior em tudo que envolva energia”

 

 

DEPOIMENTO 2:

 

Data: 01/08/18

Entrevistado(a) : Miguel Alves de Oliveira

Idade: 45 anos

Ocupação: Bombeiro Militar

 

- Fale de uma experiência que você tenha vivenciado envolvendo risco no uso da energia elétrica.

 

“A experiência que eu tive no trato com a energia elétrica não foi tão traumatizante, mas serviu de alerta. Foi quando ao trocar uma tomada da minha residência, executei o serviço sem a  utilização de luvas e sem desligar o medidor, então, na hora que estava fazendo esse serviço o fio positivo bateu no negativo, o que desencadeou uma pequena fagulha de fogo de modo a me assustar, diante do fato tomei a precaução, aquilo que eu já sabia que tinha de se fazer, mas a gente sabe e não faz, so quando acontece alguma coisa que a gente acaba fazendo, fui até o medidor e o desliguei, fiz todo o trabalho com medidor desligado, após o termino do serviço religuei novamente. Essa sim é a forma mais adequada, e o melhor de tudo, não coloca nada e ninguém em situação de risco”

 

DEPOIMENTO 3:

 

Data: 01/08/18

Entrevistado(a): Maria das Graças da Silva Oliveira

Idade: 17 anos

Ocupação: Estudante

 

 

- Fale de uma experiência que você tenha vivenciado envolvendo risco no uso da energia elétrica.

 

“Eu tinha mais ou menos 4 ou 5 anos. Estava em minha casa brincando com meus irmãos quando resolvi pegar um garfo, ai você sabe né? Criança, garfo, curiosidade... Daí fui inventar de enfiar (literalmente) o garfo na tomada, na mesma hora meu corpo voou fora, fiquei desesperada, foi horrível.”

 

- Essa experiência de alguma forma fez você ter mudado de comportamento?

 

“Com toda certeza, até em casa, eu tenho dois sobrinhos e uma irmã pequena, então assim, qualquer coisinha que eu observar de diferente, que possa trazer um risco a eles eu já alerto e conto da minha experiência, com o intuito mesmo impedir que cenas como essa se repitam.”

 

#ceeprpequipeazul

#toligadonaenergia

Compartilhe nas Mídias