06.08.2018
Depoimentos da equipe azul do CEEP Ruy Pereira
Por Luciana Silva
DEPOIMENTO 1:
Data: 28/07/18
Entrevistado(a): Luana da Silva Gomes
Idade: 23 anos
Ocupação: Dona de Casa
- Você já passou por alguma experiência de risco relacionado a energia elétrica?
“Sim, inclusive um deles foi um pouco mais sério. No dia que eu levei o choque estava lavando roupa e fui desligar a máquina com a mão molhada, levei um choque, cheguei até ficar com a mão ‘apregada’ e o membro ficou ferido com marcas pretas, foi uma experiência não muito agradável.”
- De que forma isso pode ter mudado seu comportamento? Mudou?
“Com certeza, agora quando vou pegar em energia eu tenho mais cuidado, enxugo as mãos, não faço nada descalça, e dou uma atenção maior em tudo que envolva energia”
DEPOIMENTO 2:
Data: 01/08/18
Entrevistado(a) : Miguel Alves de Oliveira
Idade: 45 anos
Ocupação: Bombeiro Militar
- Fale de uma experiência que você tenha vivenciado envolvendo risco no uso da energia elétrica.
“A experiência que eu tive no trato com a energia elétrica não foi tão traumatizante, mas serviu de alerta. Foi quando ao trocar uma tomada da minha residência, executei o serviço sem a utilização de luvas e sem desligar o medidor, então, na hora que estava fazendo esse serviço o fio positivo bateu no negativo, o que desencadeou uma pequena fagulha de fogo de modo a me assustar, diante do fato tomei a precaução, aquilo que eu já sabia que tinha de se fazer, mas a gente sabe e não faz, so quando acontece alguma coisa que a gente acaba fazendo, fui até o medidor e o desliguei, fiz todo o trabalho com medidor desligado, após o termino do serviço religuei novamente. Essa sim é a forma mais adequada, e o melhor de tudo, não coloca nada e ninguém em situação de risco”
DEPOIMENTO 3:
Data: 01/08/18
Entrevistado(a): Maria das Graças da Silva Oliveira
Idade: 17 anos
Ocupação: Estudante
- Fale de uma experiência que você tenha vivenciado envolvendo risco no uso da energia elétrica.
“Eu tinha mais ou menos 4 ou 5 anos. Estava em minha casa brincando com meus irmãos quando resolvi pegar um garfo, ai você sabe né? Criança, garfo, curiosidade... Daí fui inventar de enfiar (literalmente) o garfo na tomada, na mesma hora meu corpo voou fora, fiquei desesperada, foi horrível.”
- Essa experiência de alguma forma fez você ter mudado de comportamento?
“Com toda certeza, até em casa, eu tenho dois sobrinhos e uma irmã pequena, então assim, qualquer coisinha que eu observar de diferente, que possa trazer um risco a eles eu já alerto e conto da minha experiência, com o intuito mesmo impedir que cenas como essa se repitam.”
#ceeprpequipeazul
#toligadonaenergia