29.04.2018

Alunos do EREM Fernando Mota visitam usina solar

Por Festival Tô Ligado na Energia

Em visita à usina solar de São Lourenço da Mata fomos muito bem recebidos em um ambiente confortável e organizado.  Carol, que já nos aguardava, passou as primeiras instruções para que pudéssemos aproveitar ao máximo o passeio. Felipe, nos explicou que eólica, hidrelétrica e solar são os principais tipos de produção de energia.  Ensinou também algumas informações sobre o selo PROCEL e sobre energias limpas.


 

Energia limpa é aquela que não libera durante seu processo de produção ou uso, resíduos ou gases poluentes que agravam o efeito estufa e o aquecimento global. Como a solar, eólica, hidrelétrica, e a biomassa.
Você sabia?


Modéstia a parte, nós não parávamos de interagir positivamente. Aproveitando ao máximo o conhecimento que nos foi passado.                                                                                    * 30% da energia produzida ali é  direcionada à arena Pernambuco. Para isso são encaminhados 1300 metros de fios subterrâneos. Sabe por quê?


POR QUE SUBTERRÂNEOS ?

Porquê  se fossem distribuídos por cima das placas de geração, haveria uma grande sombra que diminuiria o rendimento das placas solares. 


Também descobrimos que o melhor momento do dia para se obter um bom desempenho da placas de geração é as 9 horas da manhã, já que não é tão forte. O que causou certo espanto em alguns alunos, já que a maioria pensou que seria por volta de 12:00.


POR QUE NÃO ÀS 12:00 ?

Porquê exigiria um esforço maior, já que quantidade de luz, e calor são valores importantes na hora da produção. Falando do Nordeste sabemos que ao meio-dia geralmente nos encontramos no momento mais quente do dia.


  •         Esta é a primeira usina solar de Pernambuco.

Lembrando que plantas também usam energia solar na fotossíntese.


FOTOS DO DIA:

               

 

              

                                                                                       

 

                                                                         

 

 

 

Autor: Gustavo Felipe 

 

Compartilhe nas Mídias