02.05.2018

Depoimentos Erem Fernando Mota - Equipe Verde

Por Festival Tô Ligado na Energia

Depoimento – Situação de Risco no Uso da Energia Eletrica
Festival To ligado na Energia
Erem Fernando Mota
Equipe Verde
Pernambuco, Maio de 2018
Líderes da Oficina de Conexões : Thaymara Julia e Ma Eduarda
Entrevistadora : Thaymara Julia
Entrevistada : Rayse França de Medeiros
Data : 23/04/2018

Voce Já vivenciou algum momento de risco no uso da energia elétrica? Se sim, Qual?
Eu estava brincando com minha prima e minha irmã, quando minha prima jogou balde d`água em mim. Logo depois eu guardei os brinquedos e fui jogar videogame toda molhada. Acabei recebendo uma descarga de energia forte do benjamim, que em seguida eu desmaiei, o disjuntor disparou e eu me encontrava desmaiada, relatou minha prima. Soube depois por minha mãe que os vizinhos chegaram desesperados, guiados pelos gritos de minha irmã e minha prima, e puxaram minha língua, pois estava enrolando devido a sobrecarga de energia que estava presente no benjamim. Fui levada ao hospital, tomei soro e medicamentos, porém peguei uma infecção grave e fiquei internada por um mês.

Depois dessa experiência negativa com o uso da energia elétrica, o que voce faria diferente?
Aprendi que não devo manusear aparelhos eletrônicos, principalmente ligados, com o corpo molhado. e que , também fazer gambiarras é extremamente errado e perigoso, podendo causar esse tipo de experiência que eu passei.Uma coisa contribuiu para outra, ( eu estando com o corpo molhado e a gambiarra). ter ficado no Hospital me fez repensar nas mudanças de hábitos que devo ter, em geral, para o consumo adequado da energia elétrica e consequentemente a economia de dinheiro. E é sempre bom lembrar que o benjamim muitos aparelhos ligados, podendo causar curto-circuito.
eles devem ser desligados quando não estiverem sendo utilizados.

Entrevistador : Renan Pablo
Entrevistada : Rosângela Maria dos Santos
Data : 29/04/2018

Eu estava no meu salão de beleza trabalhando normalmente, dando uma progressiva no cabelo de uma cliente. Logo depois do processo de lavar e hidratar o cabelo dela, eu fui dar uma chapinha. Minhas mãos ainda estavam molhadas, pois eu não havia enxugada a, e para piorar eu estava descalça . Depois de deixar a chapinha esquentar um pouco fui alisar o cabelo da minha cliente e acabei levando um choque horrível que a chapinha ainda caiu no meu pé e me queimou, devido a temperatura da mesma estar alta. Ambos doeram bastante, mas sem dúvida o choque foi pior , e a minha cliente ficou bastante assustada.

Depois dessa experiência de risco com o uso da energia elétrica, o que voce faria diferente?
Aprendi que sempre devo enxugar minhas mãos na hora de realizar procedimentos com aparelhos elétricos, sem estar com uso de material de proteção, fazendo sempre o uso de luvas de borracha, ao qual protege dos choques elétricos.

Entrevistadora : Thaymara Julia
Entrevistada : Tainá Freire de França
Data : 25/04/2018

Voce já vivenciou algum momento de risco no uso da energia elétrica? Se sim. Qual ?
Sim. Eu estava em casa descalça e fui tentar ligar a TV, havia muitos fio enrolados e não percebi que a parte metálica da tomada estava um pouco torta, logo encaixei no benjamim que estava sobrecarregado pelo, som ,TV, roteador… etc.
Por estar torta não conseguir encaixar de primeira e continuei tentando, acabei levando um choque e sentir meu braço e mão direito formigando e adormecer. Gritei bastante e minha mãe que estava no quarto e veio desesperada e deligou o disjuntor imediatamente. Depois disso, deitei no sofá sentindo muita dor, não conseguia mexer meu braço direito. Fui a emergência de um hospital acompanhada da minha mãe e me deram medicamentos para passar a dor, que diminuiria após dois dias.

Depois dessa experiência negativa com o uso da energia elétrica, o que voce faria diferente?
Aprendi que não devo estar descalças quando for ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, e que, geralmente devo utilizar isolantes elétricos. Aprendi também que não devo sobrecarregar o Benjamim com muitos aparelhos. Não devo esquecer também de olhar atentamente para as partes metálicas e plugs, e reparar se contém algum dano e também recorrer a um profissional quando tiver algum tipo de problemas e não fazer tudo de qualquer jeito, desatenta.

 

 

Autor: Gustavo Felipe 

Compartilhe nas Mídias