16.05.2018

Depoimentos - Erem Silva Jardim Equipe Verde

Por Festival Tô Ligado na Energia

Depoimento 1
Festival To Ligado na Energia
Erem Silva Jardim
Equipe Verde
Entrevistado : Deise da Silva
Entrevistadora : Layza Kathellin 2º ano
Deise, voce já vivenciou alguma situação de risco no uso da energia elétrica? Se sim, qual?
Eu já vivencie sim. Estava me arrumando para ir a uma festa quando decidi fazer uma chapinha no meu cabelo e sabe, né? Meu cabelo é daqueles, só sossega numa chapinha, kkkkk. Enfim, fui até o banheiro fazer a chapinha e ao ligar lá não percebi que o fio estava desencapado e acabei levando um choque quando toquei com o produto ligado, que em seguida veio meu grito bem escandaloso, um daqueles “Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!” Todos que estavam próximos correram para ver o que tinha acontecido, foi quando expliquei o que havia acontecido e meus dedinhos estavam ardendo como se fosse uma queimadura, logo em seguida meu pai desligou a chave geral e retirou da tomada a minha chapinha que estava conectada. Mais tarde ele cobriu a parte descascada com fita isolante e passou uma pomada nos meus dedinhos que aliviou bastante.

O que voce aprendeu com tudo isso e faria diferente?

Aprendi que, hoje, antes de ligar qualquer aparelho vou observar os fios com mais atenção e que ao ligar deverei sempre pegar pelo plug, evitando assim qualquer risco de choque. Lembrando que: estar calçado e enxuto é essencial.

Depoimento 2
Festival To Ligado na Energia
Erem Silva Jardim
Equipe Verde
Entrevistado : Ruan Matheus Araujo da Silva
Entrevistadora : João Caboclo 2º ano

Ruan, voce já vivenciou alguma situação de risco no uso da energia elétrica? Se sim, qual?

Já sim, João. Quando eu era mais novo, tinha por volta de 13 anos de idade, fui mexer na lâmpada do abajur que por sinal estava sem a proteção e acesa, por plena curiosidade toquei na parte metálica e levei aquele choque que arrepia a pele e faz o coração acelerar, é um “boom” de coisas em poucos segundos. Graças a Deus que nada de tão grave me aconteceu, apenas o susto e o aprendizado.

O que voce aprendeu com tudo isso e se faria diferente?
Aprendi e muito, depois de ter contado para minha mãe que é formada em Segurança do Trabalho, ela me disse que toda vez ao tocar em uma lâmpada procure segurar sempre no vidro ou bulbo e jamais na parte metálica que jamais esteja descalço.
Fica a dica ai para a turminha da Equipe Verde!

Depoimento 3
Festival To Ligado na Energia
Erem Silva Jardim
Equipe Verde
Entrevistado : Erika Gomes
Entrevistadora : Gabrielly Rafaelly 2º ano

Erika, voce já vivenciou alguma situação de risco no uso da energia elétrica? Se sim, qual?

Poxa Gaby, vivenciei sim. Quando era mais nova fui ajudar minha mãe a limpar a casa e em uma dessas arrumações quando minha mãe puxava os móveis eu os limpava com um pano úmido as costa deles, porém houve uma situação que fui passar um pano molhado na tomada que estava logo atrás do móvel. Por um momento fiquei agarrada com o choque e minha mãe ao perceber empurrou o móvel com tanta força no braço fazendo me desligar daquela conexão. Depois de tudo isso e o susto comecei a chorar, devido ao nervosismo e percebo mais do que nunca o quanto minha mãe será sempre minha heroína.

O que voce aprendeu com tudo isso e se faria diferente?
Olha Gaby, aprendi que água e eletricidade não combinam e jamais jogue água ou passe panos molhados em tomadas.

 

 

 

Autor: Larissa Rayane 

Compartilhe nas Mídias