23.05.2018

Visita ao espaço aula de energia - EQUIPE AMARELA - EREM SILVA JARDIM

Por Festival Tô Ligado na Energia

Na última segunda feira, 14 de maio, as blogueiras da equipe Amarela da EREM Silva Jardim realizaram uma visita junto com as outras equipes participantes do festival para a Usina Solar em São Lourenço da Mata, que está situada em um terreno de 15 mil km2. Essa Usina foi construída para uso exclusivo da arena Pernambuco.
No primeiro momento da visita, fomos ao caminhão- baú, que dispõe de uma moderna sala de aula, tendo uma apresentação de vídeos educativos sobre energia eólica, hidrelétrica, solar, sobre os gastos de energia e o jeito certo de usá-la. Na sala também foi realizado um monitoramento e gestão de todo o sistema.
Logo após nos deslocamos para a outra sala onde existe um painel fotovoltaico de diferentes tecnologias, estrutura de suporte e outros componentes. Nesta mesma sala, foi apresentado um computador com uma completa monitoração das condições climáticas, disponibilizando dados importantes no âmbito de pesquisas e estudos em energia solar, tais como: radiação solar, índice pluviométrico, intensidade e direção dos ventos,
temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.
Encerrando o passeio, fomos para o pátio, que é a maior atração do local, havendo milhares de placas fotovoltaicas, mas há também a estação meteorológica.
Os painéis conduzem a luz enviada pelo sol e a convertem em energia elétrica, enquanto os inversores geram a adequadação da energia para a forma tradicional, utilizada pelas indústrias e residências.
O investimento total da construção da Usina Solar foi de 10 milhões e comporta 30% da energia da arena Pernambuco.

 

 

 

 

Autor: Maria Vitória 

Compartilhe nas Mídias