22.03.2018

Blogueiros da Escola Estadual Severino Vieira fazem visita ao Museu da Energia

Por Festival Tô Ligado na Energia

No dia 20 de março, os blogueiros da Escola Severino Vieira, acompanhados pela articuladora Rubilene, pelas professoras Jussara, Cláudia Reis e Cíntia e pela instrutora Juliana do WWF, fizeram uma visita ao Museu da Energia, localizado na Praça da Sé, no bairro do Pelourinho.

Praça da Sé, PelourinhoMuseu da Energia (Praça da Sé, Pelourinho)

Lá nos apresentaram sobre a história da energia, desde o período Paleolítico até os dias atuais, confira a imagem abaixo:

  • Período Paleolítico

O Paleolítico é conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse período caracteriza-se pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. Os homens deste período eram nômades.
Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. O mais elementar era esfregar uma pedra na outra sobre um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.

Com o passar de milhares de anos, ocorreu um fato marcante na história da energia: a invenção da máquina a vapor, que foi um símbolo da Revolução Industrial.

  • Revolução Industrial

A Revolução Industrial consiste em um período de grandes mudanças econômicas e sociais. A principal mudança foi a transição dos processos da manufatura (trabalhos realizados em máquina) que substituíram o trabalho artesanal pelo uso de máquinas. A revolução industrial contém 3 fases:

  1. Houve o surgimento das indústrias de tecidos de algodão e o uso do tear mecânico
  2. Nesta fase, o emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período
  3. Para alguns historiadores, os avanços da tecnologia dos séculos XX e XXI são considerados como a terceira fase da Revolução Industrial.
  • Energia no Brasil

As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e osbiocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear.

Ao sair da parte teórica, embarcamos na parte prática. Conhecemos alguns experimentos elétricos onde aprendemos princípios da eletricidade e suas aplicações, além de aprender métodos eficientes de economia de energia. Confira abaixo alguns dos experimentos:

 

Cada um desses experimentos tinha um princípio de funcionamento diferente, pois dependia da forma como a energia era convertida. Durante as experimentações compreendíamos como a energia é transformada de maneira prática e lúdica e, assim, associávamos a tarefas cotidianas e percebemos que esses princípios estão por toda parte.

O Espaço Museu de Energia tem como proposta fazer com que o público conheça a história da eletricidade e a evolução da cadeia energética no Brasil e também na Bahia, através do uso de experimentos, painéis, monitores e linguagens adaptadas para todos.
 
E você, o que está esperando? Reúna seus amigos, seus pais e vá desfrutar de momentos repletos de curiosidade, inovação e energia! Afinal, você é um consumidor e tem o dever de saber como usar melhor a energia que a natureza oferece, todos os dias, na sua casa, na sua escola e em todos os lugares!
 

Autor: Ruama Batista 

Compartilhe nas Mídias