23.05.2019

3 Documentários para entender um pouco mais sobre o processo de geração de energia - Equipe Azul

Por Redação Equipe Azul

Entender o processo de geração de energia, e o modo como a ineficiência econômica da energia afeta a relação sociedade-natureza pode ser complexo e talvez necessite de um pouco mais de atenção. Por outro lado, para entender melhor sobre o assunto e ter a devida propriedade para defender sua opinião, na hora de falar sobre eficiência energética, é melhor procurar conhecimento, e por isso, aqui você irá conferir uma lista com 3 documentários para você assistir em um final de semana.

1.  "Power" - O poder por trás da energia ( 2015)

Este documentário foi produzido pelo History Channel e trata sobre a história de importantes nomes que dedicaram suas vidas para encontrar novas formas de se obter energia. Nikola Tesla, Alexander Graham Bell, Eugene Mallove e Rudolf Diesel são alguns desses nomes que usaram sua criatividade e conhecimento para desenvolver novas técnicas de geração de energia. Através de entrevistas, materiais de arquivos e recriações, o documentário não apenas explica a trajetória desses grandes nomes, como também retrata os interesses obscuros que estavam por trás da descoberta de novas formas de geração de energia.

Power - O poder por trás da energia

2. Uma verdade inconveniente (2006)

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2007, o filme traz uma análise sobre a atual situação do clima no planeta que sofre um aquecimento crescente em razão do aumento da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Embora Al Gore não trate somente sobre a geração de energia no documentário, existe um questionamento visível sobre a matriz energética mundial e o seu futuro.

Uma  verdade  inconveniente, venceu o Oscar de 2007 por melhor documentário

3. Sol de Norte a Sul (2016)

O documentário foi dividido em quatro partes. A primeira fala sobre os benefícios sociais da energia solar no Brasil. Já a segunda parte mostra os entraves para a disseminação desse tipo de energia e de que maneira os tributos acabam atrapalhando esse processo. A terceira parte, por sua vez, mostra histórias de pessoas que vem adotando a energia solar como alternativa, mesmo com os entraves existentes. O documentário está hospedado em um portal online, permitindo que os internautas insiram iniciativas sobre projetos envolvendo energia solar.

Sol de Norte a Sul, Greenpeace,2016

Compartilhe nas Mídias