21.05.2019

Cinco curiosidades sobre a energia elétrica - Equipe Azul

Por Redação Equipe Azul

Qual país mais consome energia elétrica no mundo? Para quê servem aquelas bolas laranjas nos fios? Essas e outras resposta você vai descobrir agora.

1. Bolas laranjas

Seu nome é Esfera Sinalizadora, as esferas sinalizadoras são colocadas nos fios elétricos para evitar acidentes envolvendo aeronaves e helicópteros. Inclusive é por  esse mesmo motivo que elas são laranja. A cor possui bastante contraste e pode ser vista com facilidade mesmo de longe.

2. Maiores consumidores de energia elétrica do mundo

Esse dois paíse juntos consomem 40% de energia do planeta.

Qual seu palpite? Se pensou em China e Estados Unidos, acertou

3 . A maior usina hidrelétrica do mundo

A Usina  é  Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, China, é a maior usina hidrelétrica do planeta, e a levou 19 anos para ficar pronta. Estima-se que a obra toda custou US$ 25 bilhões, e que mais de 40 mil trabalhadores tenham sido necessários para a execução do projeto

4. Geladeira distante do fogão, please!

Geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mas energia.

5. Equipamento elétrico mais antigo do mundo

Acredita-se que uma pilha chamada de Bagdad seja o equipamento elétrico mais antigo da humanidade. Historiadores mencionam que ela possui 2 mil anos e foi utilizada pela civilização persa. As réplicas dessas pilhas mostram que as baterias conseguiam produzir até 2 volts.

Compartilhe nas Mídias