02.11.2018

Palestra na Unidade Móvel!

Por Franciely Rozendo

Dia de Palestraaaaa!!!!

    No dia trinta de Setembro, todos os blogueiros foram convocados pela nossa jornalista lindíssima Carol, para irmos assistir a uma palestra, e sinceramente o dia não podia ser melhor! Além disso, conhecemos um lugarzinho baita especial!

       É uma sala de aula que vai para todos os lugares e recebem escolas estaduais e municipais, o espaço é climatizado, e a pergunta feita foi: "A unidade móvel é eficiente?" e a resposta foi simples: "Consome como uma casa." e que os dois ar-condicionados são os vilões desse sistema, mas que apesar disso, todas as dicas eficientes são seguidas e o custo gasto é passado para a Celpe.

      Foi uma tarde recheada de informações, tratamos sobre as três fontes de energia mais usadas: Hidrelétrica, Solar e Eólica. Informações que não tínhamos, descobrimos esta tarde. A energia eólica por exemplo, as torres normais medem de 60 à 80 metros, porém, o novo projeto é que sejam de 200 metros, para que atuem dentro do oceano!! Isso é fantástico!

      Descobrimos que o Brasil é o quarto maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, e que a maior hidrelétrica se encontra na China, denominada Três Gargantas.

     Algumas perguntas foram feitas em relação a energia solar, como por exemplo se as placas solares aquecem a casa, ou se a energia transformada por essas placas acontecem através da luz, ou do calor. E não, as placas não influenciam em absolutamente nada ao que se diz respeito à temperatura dentro da casa; Além disso, os dois modos estão corretos, a luz é transformada em energia e o calor também! Enquanto para luz é usada a placa Fotovoltáica, para o calor é usado o Aquecimento Solar, que ajuda esquentando a água da residência, por exemplo.

      E por fim e não menos importante o nosso assunto foi uma casa eficiente, de dar inveja à qualquer um que esteja ligado na energia. Todos os produtos com o selo Procel, todas as lâmpadas desligadas e de LED, geladeiras longes de fogões e totalmente vedadas, chuveiros elétricos no modo verão, ar condicionados em temperatura ambiente, carregadores fora da tomada, micro-ondas desligado, estava mais que eficiente. Nos mostrando o modo certo de usar, e o modo que devemos evitar fazer.

     A palestra foi ótima, de grande ajuda para o nosso desenvolvimento nessa área que é tão importante, fomos lembrados hoje que o festival já está na terceira semana, infelizmente, mas.. O que aprendemos, ficará conosco para o resto da vida.

Compartilhe nas Mídias