31.10.2018

Depoimentos equipe verde EREM Maria Auxiliadora

Por Carol Leobaldo

Data: 29/10/18

Entrevistada: Ivanilda Silva

Entrevistadora: Ana Carolina Nunes

Quando eu tinha na faixa de 10 anos no ano de 1972, era muito atrevida. Eu morava no sítio e tinha uma televisão antiga que só funcionava em preto e branco. Eu tinha acabado de tomar banho aí fui mexer na antena da TV para a imagem melhorar, então eu levei um choque muito grande, foi um impacto muito forte. Com isso aprendi que nunca devemos mexer em algum aparelho de energia quando estamos molhados, para não acontecer o que aconteceu quando eu era criança.

 

 

Data 30/10/2018.

Entrevistada : Saadia Ferreira.

Entrevistadora : Luana Nathalia.

Eu estava passando roupa e o ferro estava morno, eu fui colocar a tomada no ferro, porque o ferro era daqueles antigos e pesadinho e sentir uma força, um puxão no meu braço. A força era tão forte que eu senti o choque nos meus pés e uma dor forte no peito. 

 

O que eu aprendi com isso?

 

Aprendi que não devemos passar ferro nas roupas descalça; e prestar atenção quando for botar ou tirar da tomada.

 

 

Data: 30/10/18

Entrevistado: Italo de Souza

Entrevistadora: Islaine de Souza

Lembro como hoje, foi no dia do aniversário da minha mãe. Cheguei do trabalho e com meus irmãos fizemos uma surpresa para ela na casa do meu tio, que morava em frente à nossa casa. Cantamos o Parabéns e eu fui para casa antes de todos. Eu tenho o hábito de jogar no computador, e lembro que nesse tempo estava muito calor, além de  ter muitas muriçocas. Eu liguei o ventilador, e como eu sentia ele distante de mim, resolvi fazer uma emenda com um pedaço de fio, e assim fiz, peguei um pedaço  enorme de fio com um plug, na outra ponta descasquei o fio emendei no plug do ventilador e isolei, até aí tudo bem. Minha mãe chegou em casa e logo em seguida  meu irmão entrou no quarto que eu estava, o ventilador  parou de funcionar e eu me levantei  e fui ver o que tinha  acontecido, peguei com as duas mãos no fio e puxei com tudo, a partir daí eu tomei uma descarga  elétrica, para minha sorte minha mãe correu e foi desligar a chave geral.

Foi um aprendizado  para mim, depois daquele dia eu nasci  de novo e aprendi  que não tenho vocação  para  eletricista, nunca mais faço emendas em fios.

Compartilhe nas Mídias