31.10.2018

[ITABUNA] DEPOIMENTOS - Equipe Azul CEPM

Por Aranda

Colégio: E. Presidente Médici, (Itabuna -BA). #cepmazul

Depoimento Nº1

Entrevistada1: Andiara Campelo

Entrevistadora: Ketie Emilly

Pergunta 1:Professora Andiara, como foi a sua experiência relacionada a choque elétrico?

“Meu nome é Andiara Campelo, sou professora do Colégio Estadual Presidente Médici e vim relatar um acidente doméstico que aconteceu comigo relacionado à energia elétrica. Eu estava passando roupa, descalça e recebi essa descarga elétrica. O ferro era antigo, existia uma fita adesiva em volta do fio e isso foi o que provocou o choque elétrico.

A minha sorte foi que eu consegui me livrar desse ferro e após esse acontecimento eu fiquei com sequelas psicológicas, eu fiquei por um bom tempo sem querer pegar em nenhum eletrodoméstico”

Pergunta 2: O que a senhora fez para evitar que isso acontecesse novamente?

“Em minha casa, se eu tiver qualquer fio desencapado eu troco, eu modifico e tenho o maior cuidado em relação a isso, porque nossa vida é muito importante para não tomarmos cuidado com essas coisas relacionada à energia elétrica.”

 

DEPOIMENTO N° 2

Entrevistada2: Ivana Maria

Entrevistadora: Yasmin Oliveira

Colégio: E. Presidente Médici (Itabuna – BA) #cepmazul

Pergunta 1: Como foi sua experiência relacionada a choque elétrico

 “Boa tarde, eu autorizo vocês a usarem minha imagem.

Essa minha história é referente ao choque elétrico que tomei na minha infância, em uma tarde chuvosa. Eu estava em minha casa, descalça e resolvi passar uma roupa para ir à igreja. Estando eu com o ferro elétrico passando aquela roupa por alguns segundos, recebi uma descarga elétrica e fiquei com o ferro agarrado à minha mão, desesperada gritei pelo meu pai, quando fui gritar novamente já não consegui (consegui) mais falar, mas para minha sorte ele desesperadamente desligou o disjuntor e só assim eu parei de receber aquela descarga.

Naquele momento que ele desligou o contador de energia, o ferro automaticamente saiu da minha mão e caiu a alguns centímetros longe de mim.

Após esse episódio na minha vida, fiquei por muitos anos sem passar roupa e com muito medo de tudo que eu tivesse que utilizar a energia elétrica.

 

Pergunta 2: O que a senhora fez para evitar que isso acontecesse novamente?

“Eu me atentei em não usar o ferro elétrico descalça e antes de utilizar qualquer aparelho elétrico observo se está em condições para o uso.

 

 

DEPOIMENTO N° 3 

Entrevistada: Luciene Neves

Entrevistadora: Ketie Emilly

Colégio: E. Presidente Médici, (Itabuna – BA). #cepmazul

 

Pergunta 1: Como foi a sua experiência em relação a choque elétrico?

Bom, eu estava em dia de faxina em minha casa e no quarto da minha filha, o interruptor que liga a luz estava com fiação desencapada. Quando eu fui para arrumar o quarto dela, levei um choque bastante intenso, fiquei até surpresa, porque não imaginava que a carga elétrica de uma tomada fosse tão forte. Fiquei presa à tomada por alguns instantes, até que consegui me soltar dela.

Pergunta 2: O que. A senhora fez para evitar que isso acontecesse novamente?

Consertei a tomada, aprendi pela dor que um fio desencapado pode e é muito perigoso, desde então eu tomei as devidas precauções.

 

 

 

Compartilhe nas Mídias