30.10.2018

Real Objetivo do Festival

Por Franciely Rozendo

   As vezes estamos tão envolvidos em algo, que não paramos para pensar em o porquê de estarmos fazendo aquilo, ou por que tal coisa é importante.. Nem se quer sabemos a razão para determinada coisa estar acontecendo, mas parando e analisando, tudo se torna bem mais profundo. O festival Tô Ligado na Energia chegou em ritmo de festa, e de uma forma lúdica e descontraída conseguiu prender a atenção de todos os alunos, independente de série ou cor de equipe. Mas a pergunta é.. Por que? Qual o verdadeiro objetivo do festival?

      Entendo que tudo o que nós fazemos e conhecemos, julgamos como certo é cultural. Cultura, é todo conteúdo que é passado de geração em geração no interior de uma sociedade, ou seja, é tudo o que ensinamos e aprendemos. Logo, ter educação ambiental, e se conscientizar sobre o uso da energia elétrica, deveria ser cultural. As crianças deveriam crescer, aprendendo que a degradação do meio ambiente é além de matar os nossos recursos e nos matar.

    Todas as dicas simples, fáceis de fazer e lembrar, formam um conjunto além de importante, mas necessário. Não quero imaginar como vai estar nosso planeta após alguns anos, não quero imaginar quantas vezes haverá quedas de energia para o fracionamento da mesma, como aconteceu em 2001. Sim, eu me preocupo com a nossa energia no futuro, afinal aprendi com o festival que eficiência é usar hoje pensando no amanhã. Somos a geração Y, vivemos com aparelhos eletrônicos, somos conectados, e o que vai acontecer se o wi-fi cair? O celular desligar? A televisão não ligar? Isso sera a reação, da sua ação hoje. E eu observei tudo isso, analisando o por que desse festival.

     Enfim, compreendo que o Festival, é um botãozinho, que ativa nosso lado eficiente. É verdade que nós sabíamos que as lâmpadas de LED são as melhores, também sabíamos que ficar abrindo e fechando a geladeira consume mais energia, sabíamos de muitas coisas, mas não usavámos ao nosso favor, não nos importavamos, e tendo uma ligação constante com esse assunto, tando de eficiência energética como de segurança, todas as dicas, as informações, penetraram além dos nossos cérebros, está em nós. O Festival é uma experiência que nós nos lembraremos e sem dúvidas passaremos essas informações adiante, e independente do resultado da gincana, por que no fim não é isso que importa, a mensagem passada é uma só: Cuidar do hoje, pensando no amanhã.

Compartilhe nas Mídias