29.10.2018

Depoimentos equipe azul EREM Maria Auxiliadora

Por Carol Leobaldo

Festival to ligado na energia 

 

Caruaru, 28 de Outubro de 2018.

 

Entrevistado:  Fabiana da Silva .

 

Entrevistadora:  Nayara Hayra Santos Silva

 

Voce ja teve alguma experiência no uso da Energia Elétrica? Qual?

 

Sim, Certo dia estava no banheiro e minha pia estava entupida, logo após escovar meus dentes e enxugar minha mão, ficou aquela pocinha de água.  Decidi fazer uma chapinha no meu cabelo, afinal era sábado a noite e iria sair com minhas amigas.

Ao ligar na tomada e começar a esquentar, por um vacilo a chapinha escorregou da minha mão e caiu dentro da pia, por impulso fui pega-la e levei um baita choque, pelo simples fato de:

1° a chapinha estava ligada na tomada e 2° porque a mesma caiu naquela bendita pocinha de água.

O que aprendi com tudo isso?

Água e electricidade não

combinam, evitar usar Aparelhos elétricos próximo a lugares úmidos, em uma situação dessa deveria ter desligado pela tomada segurando sempre pela parte rígida e nunca pelo fio e por último toda vez que for ligar um aparelho, deverei estar enxuta e calçada. 

Fica a dica! 

 

Festival to ligado na energia 

Erem Maria Auxiliadora Liberato

 

Caruaru, 27 de outubro de 2018.

 

Entrevistado:  Elias Jose Silva de Lima

 

Entrevistadora:  Johanna Raíssa Gadelha de Lima.

 

Eu me chamo Elias Jose Silva de Lima e no caso levei um choque na seguinte situação: Fui ajeitar o telhado da minha oficina ao qual tinha algumas telhas velhas e quebradas, porém entre elas passa uma fiação ao qual um dos fios estava descoberto, na metade do serviço toquei sem querer com um objeto de metal justamente na parte descoberta do fio. Recebi de imediato uma descarga elétrica que cheguei a cair no chão, senti parte do meu corpo dormente e o susto grande além do coração acelerado. No dia seguinte, resolvi ir ao médico porque sentia muitas dores devido a queda, fui medicado e graças a Deus nada de mais grave aconteceu. Aprendi que quando se faz qualquer reparo e este seja ou esteja em contato com alguma fiação, é necessário desligar a chave geral, assim evitando qualquer situação ou risco de choque elétrico, além de chamar alguém apto para fazer esses reparos de fiações desencapadas e velhas, tendo em vista a preocupação de sempre observarmos e escutar um profissional da área na realização do seu trabalho.

 

 

Festival to ligado na energia 

 

Caruaru, 28 de Outubro de 2018.

 

Entrevistado:  Micael Henry Lopes da Cruz.

 

Entrevistadora:  Johanna Raissa Gadelha de Lima. 

 

Voce ja teve alguma experiência no uso da Energia Elétrica? Qual?

 

Sim, quando eu tinha uns 7 anos. Meu pai tinha aquelas máquinas elétricas de cortar tecido e a mesma estava sobre a mesa e ligada na tomada, porém como sempre fui uma criança muito elevada, resolvi mexer justamente no fio, por pura inocência e para infelicidade minha o fio estava desencapado, levei um tremendo choque que minha mão ficou agarrada ao fio, minha prima Angelina viu rapidamente e desligou a máquina da tomada. A mesma ficou massageando meu peito enquanto eu caia no choro.  Minha mãe veio correndo junto com meu pai para ver o que estava acontecendo, foi quando minha prima explicou todos os detalhes. Logo minha mãe percebeu que minha mão  estava bastante vermelha e cuidou de mim. Meu Pai veio gritar comigo com frases: “vá mexer de novo! Foi bom?”, porém de imediato minha mãe intercedeu dizendo : Você está errado, como deixa uma maquina ligada proximo a uma criança?  Ainda mais sem tem alguém para observar o menino. Com isso minha familia aprendeu que: Devemos Evitar deixar criança próximo a eletro/ eletrônico, principalmente quando esse estiver ligado na tomada.

Foi instalado padrões novos de tomadas, aqueles de 3 pinos e com protetores.

Evitando maiores riscos.

Compartilhe nas Mídias