17.10.2018

Palestra do Nivelamento

Por Franciely Rozendo


     Após sermos bem recebidos e nos acomodarmos no auditório da faculdade Uninassau, ouvimos uma palestra sobre o uso eficiente de energia feita pelo Marcelo. Ele é gerente de operações da Celpe e esclareceu muitas dúvidas. Como por exemplo: O que são cobrados nas contas de energia? A celpe ''faz'' energia ou distribui? Quais são os tipos de energia? De quais materiais são feitas as placas de energia solar? e até mesmo '' Qual a porcentagem do Acre em relação ao consumo de energia?'' (e não, eu perguntei mas eu não sou do Acre hahaha).

     Na realidade, foi algo construtivo e tanto! Aprendendos que na conta de energia, são cobradas algumas taxas, que são elas: PIS/PASEF, COFINS,ICMS,Consumo do uso do sistema, Distribuidora dentre outros; Que a Celpe é um distribuidora de energia; Os tipos de energia citados foram: Hidrelétrica (água), Solar (sol) e Eloíca (vento); As placas solares são feitas de: Sílicio, Sílicio Morto, Célula fotovotaica e Painel fotovotaico; A porcentagem do Acre em relação ao consumo de energia, é consideravelmente menor que a de São Paulo, uma vez que quanto maior a area e maior a quantidade de pessoas, maior será também o consumo de energia.

     Houve também perguntas e a participação especial de alguns alunos, fazendo com que alguns deles ganhassem brindes. Wagner (o líder da oficina conexões) se transformou em uma geladeira, ajudando o Marcelo trazer uma dica muito importante. Para saber se sua geladeira está realmente vedada, é só colocar uma folha e fechá-la. Se a folha permanecer, estará tudo em ordem, caso contrário não estará funcionando corretamente fazendo com que, o ar quente entre na geladeira e o motor trabalhe mais, gastando mais energia por refrigerar novamente os alimentos. Natânia, se transformou em Natália, Nataly e por fim em uma lâmpada de LED. Mostrando que é melhor comprar algo mais caro, que lhe traga maior durabilidade, economia de energia e muita iluminação!

    Em um certo momento, após todas as informações repassadas, perguntas respondidas e participações, assistimos alguns vídeos de Carlinhos Brown PAXUA E PARAMIM, dois indioszinhos que aprontam todas com dois macaquinhos, sem prestar a menor atenção no mal uso da energia. Por sorte, nosso herói consciente Carlinhos Brown (em desenho aaaa), sempre os alertava o quanto o uso de energia eficiente é importante.
   

    Nos divertimos bastante, e aprendemos de uma forma muito discontraída o quão importante é o uso eficiente da energia, que é causadora de impacto em três áreas: Econômica, Social e Ambiental. Nos despedimos do Marcelo com intuito de encontrá-lo novamente no Dia Show!! Mas com certeza, se ele aparecer mais vezes e nos trazer mais dicas, vamos aprender com muito prazer.

 

Compartilhe nas Mídias