09.08.2018

Entrevistas da equipe Amarela

Por EE Solange Hortélio Franco Amarela

Entrevistadora: Amanda Alves dos Santos

Entrevistado: Joeliton Alves Santos

Data: 08/08/2018

Você já sofreu algum acidente com energia elétrica?

Sim.

Quando e onde?

Em 1992, quando fui fazer uma instalação em um apartamento em Cajazeiras, no lugar onde eu estava não tinha os contadores de energia, por isso eu não tinha conta com a Coelba... Tinha energia pública mas não tinham contadores individuais. Hoje a situação já é regularizada.

Como foi esse acidente?

Quando eu estava fazendo a ligação, estava sem materiais de segurança e não tinha formação técnica para mexer com energia elétrica. Eu estava de sandália, usando alicate e chave de fenda para mexer nos contadores, enquanto eu conversava, estava preparando o isolamento, por distração, um fio entrou em contato com outro, recebi uma alta carga de energia nas minhas mãos, senti dores nas mãos, nos braços, tive uma repulsão e caí no chão... Senti o corpo tremer e não me lembro do momento da carga, apenas de quando recebi o choque elétrico e quando me levantei do chão.

Esse acidente te deixou algum trauma?

Sim, fiquei cerca de dois anos sem querer mexer com nada relacionado a energia elétrica.

O que você aprendeu com isso?

Aprendi que apenas profissionais da área devem fazer qualquer tipo de serviço com energia elétrica, daí resolvi tomar um curso. Aprendi também que uma sandália de borracha não é suficiente para evitar um acidente e que qualquer serviço deve ser feito dentro da regularidade e com os equipamentos apropriados de segurança.

Entrevistadora: Amanda Alves dos Santos

Entrevistada: Camila Aquino Rebouças

Data: 08/08/2018

Você já sofreu algum acidente com energia elétrica?

Já.

Quando e onde?

Cinco anos atrás, em minha casa.

Como foi esse acidente?

No computador, quando abri para consertar, tomei um choque elétrico na placa. Outro acidente que sofri, foi com um fio descascado do meu ferro de passar roupas, quando fui ligar o ferro, não tinha percebido esse fio descascado, quando liguei, recebi uma carga elétrica na minha mão. Além dessas ocorrências, teve uma que me marcou mais... Num ponto de ônibus em frente ao Colégio Solange Hortélio Franco, me encostei numa grade de ferro e nela recebi uma alta carga de energia, senti uma força muito forte, não tive reação e o meu corpo fez movimentos involuntários. Consegui me impulsionar contra a grade e assim consegui sair.

O que você aprendeu com isso?

A ter mais atenção com tudo referente à eletricidade, que um sapato não é suficiente para evitar uma carga de energia e não usar aparelhos com fios descascados.

Entrevistadora: Amanda Alves dos Santos

Entrevistado: Francisco Assis

Data: 08/08/2018

Você já sofreu algum acidente com energia elétrica?

Sim.

Onde e quando?

Em casa, uns 10 anos atrás.

Como foi esse acidente?

Eu fui bulir em uns fios dentro de uma caixa de eletricidade, estava descalço, sem luvas de borracha, quando toquei em um fio descascado. Recebi a carga de energia, senti um grande impacto e alterações cardíacas. Houve a repulsão com fio e assim perdi o contato com a carga. Foi um grande susto.

Isso te deixou algum trauma?

Não.

O que você aprendeu com isso?

Aprendi que ao lidar com algum aparelho elétrico devem ser tomadas algumas precauções, que existem profissionais para isso e que eles que devem ser acionados para qualquer tipo de serviço.

Compartilhe nas Mídias