Entenda como funciona o Festival

A proposta do Festival Tô Ligado na Energia é oferecer, de forma lúdica, o conhecimento sobre o uso seguro e eficiente de energia a estudantes de escolas estaduais no três estados em que o grupo Neoenergia está presente: Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Para deixar a proposta mais interessante e ter o real engajamento dos jovens, o aprendizado funciona na forma de gincana.

Em cada escola, os alunos se dividirão em três equipes – amarelo, azul e verde – e participarão de jogos e tarefas tendo como foco temas relacionados à energia. Os próprios alunos escolherão os líderes e blogueiros de cada equipe. Estes representantes participarão de uma capacitação especial e servirão como multiplicadores, sensibilizando para a mudança de hábitos de consumo, informando a comunidade e levando esses conhecimentos para casa. Todo o processo, incluindo a execução de exercícios de fixação, é acompanhado por pedagogos contratados para o Festival.

Oficinas

Os participantes também terão acesso às oficinas de capacitação e estarão mobilizados para o cumprimento de tarefas coletivas. Nas oficinas, os estudantes deverão, obrigatoriamente, trabalhar os conceitos aprendidos e produzir atividades artísticas que deverão ser apresentadas no encerramento do projeto, o chamado Dia Show. Neste evento, aberto aos pais e comunidade, será conhecida e premiada a equipe vencedora.

Meio ambiente

O Festival também trabalhará conceitos ligados ao meio ambiente, a exemplo da importância da reciclagem. Por isso, uma das tarefas especiais será o recolhimento de resíduos sólidos para o projeto Vale Luz, da Coelba, que prevê a troca desses materiais por desconto na conta de energia. Durante 25 dias, os alunos recolherão e acumularão materiais como ferro, aço, alumínio, papelão e garrafas PET para pesagem. No Festival, o desconto será destinado a instituições escolhidas pelas comunidades escolares – uma em cada comunidade.

Blogueiros

Cada equipe selecionará dois representantes para atuar como blogueiros do Festival. Os escolhidos passarão por um treinamento básico de produção, administração e publicação de conteúdo na plataforma WordPress. Cada equipe ficará responsável por alimentar o blog do Festival Tô Ligado na Energia com textos, imagens e vídeos produzidos pelos participantes, dentro e fora da unidade escolar, conteúdo sempre com temas voltados à temática do festival.

Dia Show

No último dia do projeto, será realizado em cada escola o Sábado Show, um grande evento que inclui a montagem de um palco especial na própria escola. Ali, os alunos apresentarão as atividades artísticas desenvolvidas, sendo julgados pelas performances, e terão de responder tarefas de conhecimentos específicos e gerais sobre energia. Outros pontos a serem avaliados são o engajamento que as equipes conseguirão por meio da movimentação do blog e a pesagem do material reciclável coletado para o Vale Luz. Será considerada vencedora do Festival Tô Ligado na Energia a equipe que obtiver maior pontuação.

1 Curtida

Post Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *